Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cantor e compositor Daniel Johnston morre aos 58 anos - Rádio eog

Cantor e compositor Daniel Johnston morre aos 58 anos

Americano que sofria de esquizofrenia teve um ataque cardíaco e tinha Kurt Cobain entre seus admiradores

 

O cultuado cantor e compositor Daniel Johnston morreu aos 58 anos. O artista sofreu um ataque cardíaco no dia (10), mas só hoje a notícia foi divulgada. Johnston teve uma carreira longa e bem fora do comum. Ele começou a ficar conhecido no início dos anos 80 por gravar suas músicas, que tinham um caráter lúdico, quase infantil, em casa. Usando um gravador caseiro e acompanhando-se de um piano ou um órgão rudimentar ele gravava suas canções em cassetes que eram então duplicados e distribuídos aleatoriamente por ele nas ruas de Austin no Texas.

Essa abordagem inusitada o levou a aparecer em um programa da MTV em 1985 que ajudou a torná-lo mais conhecido. A fama de artista cult aumentou mais nos anos 90, especialmente depois que Kurt Cobain do Nirvana foi fotografado várias vezes usando uma camiseta que trazia o desenho visto na capa do cassete “Hi, How Are You” de 1983. Esse “apadrinhamento” acabou garantindo a Daniel um contrato com a Atlantic por onde ele lançou o álbum “Fun” (1994).

Johnston sofria de esquizofrenia e, especialmente na década de 90, esteve por diversas vezes internado em instituições para tratamento de seus distúrbios mentais.

Sua carreira ganhou nova força depois de 2005, graças ao premiado documentário “The Devil and Daniel Johnston” que levou sua história para um novo público que ali conheceu o cantor obcecado pelo diabo e o personagem Gasparzinho.

Um ano antes, ele já havia sido homenageado com o tributo “The Late Great Daniel Johnston: Discovered Covered” em que nomes como Flaming Lips, Mercury Rev, Tom Waits, TV On The Radio e Beck tocaram suas músicas.

Johnston veio em 2013 ao Brasil, e sua passagem rendeu um documentário com entrevistas e trechos do show.

Veja:

Fonte: Vagalume

Deixe seu comentário:

© 2019 Rádio EOG - Aqui o Som Viaja o Mundo Todo.